domingo, 10 de agosto de 2008

Aborto ilegal é maior causa de morte materna

Imagem de Maurício Bastos; título: O Céu e o Tempo;
extraída
de http://blog.mauriciobastos.com


Alguns minutos online e vc encontrará diversos dados sobre a questão do aborto no Brasil. Os dados revelam que apesar de proibido, a prática do aborto existe e é feito no Brasil. MAs, quem são os médicos e quem são essas mulheres? Essa pergunta será um dia respondida? Hipocrisia acreditar que a prática do aborto não faz parte de nossa realidade! E nem ousem imaginar que a gravidez pode ser evitada por meio de contraceptivos como a camisinha, o anticoncepcional ou a pílula do dia seguinte. A existência desses métodos contraceptivos é uma coisa bastante distante do uso dos mesmos. O que quero dizer é, simplesmente, que: no Brasil, não há uma cultura do uso de métodos contraceptivos.
Uma das reportagens que li acerca do aborto dizia que a maior causa de morte materna em cidades pernambucanas, como Petrolina, era devido ao aborto ilegal. Os dados foram coletados e divulgados pela CFemea - Centro Feminista de Estudos e Acessoria - e pela Gerência de Saúde da Mulher. Os dados revelam que em Recife, no ano de 2007, ocorreram 1.835 internações para procedimentos obstétricos relacionados ao aborto em maternidades municipais e 2442 internações para procedimentos de aborto. Pouco?
A taxa de abortos induzidos em Pernambuco varia de 30% a 70%, numa faixa etária de 15 a 44 anos. O CFemea afirma que a ilegalidade do aborto leva à subnotificação e ao sub-registro de informações relacionadas ao aborto no SUS, contribuindo para o aumento dos riscos à saúde a à vida das mulheres.
Entretanto, os grupos de mulheres são afetados de forma desigual em todo o país. As diferenças sociais e econômicas afetam o acesso aos serviços à saúde nos diferentes grupos étnicos e raciais brasileiros.


Um comentário:

  1. joy... não publicou o
    aborto-minha-amiga-j-fez-ou-amiga-da

    veja o link no meu blog.

    bjo

    ResponderExcluir

DESTILE SEU VENENO