terça-feira, 12 de maio de 2009

Tese sobre exclusão de homossexuais nas escolas

Enviado por Resfolegando com Franciele Monique

"Jovem travesti faz tese sobre exclusão de homossexuais nas escolas do país"

FORTALEZA - Filha e neta de analfabetos, a cearense Luma de Andrade, professora concursada do estado, acaba de ingressar, aos 31 anos, no doutorado em educação da Universidade Federal do Ceará. Seu tema de pesquisa é a exclusão de homossexuais das escolas, questão que conhece por experiência própria: na cédula de identidade, Luma é João Filho Nogueira de Andrade. Na tese, Luma, hoje travesti, propõe que o tema seja abordado nas escolas:
- Faltam professores, gestores, alunos e pais que reconheçam a diferença.
De aparência feminina, desde pequena Luma era confundida com uma menina. Um dia apanhou de colegas por estar brincando com garotas. Chorando, foi falar com a professora. A reação marcou mais que a surra: "Bem feito, quem manda ser assim?". Sempre uma das melhores alunas na escola, Luma foi quebrando o preconceito ao dar aulas de reforço para colegas de turma, e revelou sua vocação.
O diretor da escola de Morada Nova, no interior do Ceará, costumava ouvir suas aulas atrás da porta, por receio da sua influência. Luma diz compreender a reação de estranhamento das pessoas:
- O que você pode mostrar é que, na sua diferença, você pode ser igual.
Formada em escola pública, fez ciências na Universidade Estadual do Ceará, e pós-graduação e mestrado em educação ambiental, na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Nesse percurso, nem sempre sua carreira profissional foi suficiente. Foi a primeira colocada num concurso em Aracati, mas o diretor se negou a empossá-la. Precisou da intervenção da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede). E recebeu propostas para fazer programas sexuais em Fortaleza. Recusou: - Tento mostrar às pessoas que existe outra forma de vencer.

Reportagem: Jornal O Globo - 19/04/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTILE SEU VENENO