terça-feira, 1 de junho de 2010

I SEMINÁRIO VIOLAR - Campinas


Apresentação
"Problematizando as Juventudes na Contemporaneidade"
é o tema do I Seminário VIOLAR, que se propõe a reunir profissionais envolvidos com o campo de pesquisa das juventudes e suas múltiplas formas de manifestação e produção de sentidos, contribuindo na criação de uma nova rede de investigação que possa promover uma necessária cooperação acadêmica entre Universidades e pesquisadores, bem como implementar esse campo de pesquisa na temática da juventude na Faculdade de Educação da UNICAMP.

O objetivo do evento é buscar meios de articular pesquisas em torno das várias questões que abrangem o mundo juvenil, entre elas, as violências e as alternativas de resistências encontradas pelos jovens que produzem outros processos de subjetivação, em busca da autonomia, da liberdade e de condições de vida mais humanas. Ao aglutinar pesquisadores(as) de diferentes áreas que se debruçam sobre o tema é possível dar maior visibilidade à produção já existente e o levantamento de novas questões a serem pesquisadas, contribuindo como apoio ou contra-ponto às políticas públicas existentes e para as ações sociais voltadas ao público juvenil.

Este seminário se inscreve dentro de um contexto atual, no qual as juventudes têm sido uma preocupação corrente que tem mobilizado governos e a sociedade civil em seus diferentes níveis. Tal atenção se deve, sobretudo pelas condições de vida destes(as) jovens brasileiros(as) e que aumentam a vulnerabilidade a qual estão submetidos(as), como as condições de pobreza, a baixa escolaridade e as mortes por homicídio, revelando em recentes pesquisas que a taxa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos passaram da média anual de 24,8 mil entre 1999-2001 para 27,2 mil entre 2004-2006, número que consiste em 37,5% de todas as mortes juvenis neste período[1].

As questões juvenis que serão debatidas e articuladas no evento são traduzidas pelos seus eixos temáticos: Juventudes e Educação - Juventudes e Trabalho – Juventudes e Cultura - Juventudes e Violências e Juventudes, Sexualidade e Saúde.

O I Seminário VIOLAR, sendo uma iniciativa do VIOLAR (Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Juventude) do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Estadual da Bahia e com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, pretende posteriormente produzir materiais de pesquisa e realizar o intercâmbio entre Universidades e Instituições de Pesquisa que priorizem a temática da juventude em seus diferentes percursos.

O I Seminário VIOLAR: Problematizando as Juventudes na Contemporaneidade ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de agosto de 2010, na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, em Campinas, São Paulo. O evento será organizado em cinco grandes eixos que reunirão os(as) pesquisadores(as) inscritos para apresentação e debate de suas pesquisas.




Inscrições


Cronograma

Até 20/07/10 - Inscrição de ouvintes (sem apresentação de trabalho).

Até 21/06/2010 - Inscrição de apresentadores de trabalho (envio de resumo - pôster, vídeo ou comunicação oral);

06/07/2010 - Divulgação dos trabalhos selecionados.

Até 20/07/2010 - Envio do texto completo (apenas para comunicações orais) para publicação nos Anais Eletrônicos do Evento.


Investimento:

Categoria Valores em R$
Estudantes 30,00
Outros 50,00

- O pagamento das inscrições será feito somente via boleto bancário, emitido automaticamente após o preenchimento online da ficha de inscrição.

- Os inscritos receberão certificados de Apresentação de Trabalho ou de Ouvinte com carga horária total de 24 horas. Para tanto, será necessária a freqüência em no mínimo 75% das atividades do evento.

- O evento está aberto para a assistência do público em geral. As taxas cobradas são para aqueles que desejam apresentar trabalhos ou obter certificado.

- Os certificados de apresentação de trabalhos serão emitidos para os autores dos trabalhos aceitos devidamente inscritos no evento e presentes no momento da apresentação.


SITE DO EVENTO:
http://www.fe.unicamp.br/semviolar/inicio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTILE SEU VENENO