quarta-feira, 4 de junho de 2008

"Kinsey: Vamos Falar de Sexo"

"Kinsey: Vamos Falar de Sexo" é uma espécie de cinebiografia de Alfred Kinsey. Biólogo e pesquisador que, em 1948, tornou-se pioneiro na pesquisa sobre sexualidade humana. Durante suas pesquisas catalogou e mapeou o comportamento sexual dos americanos, escreveu e publicou o livro "Sexual Behavior in the Human Male", o qual é considerado como o primeiro tratado sobre comportamento sexual com caráter científico.
Na época, a obra causou polêmica no meio acadêmico e científico, mas especialmente naqueles que pregavam a moral e os bons costumes.
Um filme onde o sexo é explicitamente verbal, onde o ato sexual é dito claramente sem vulgaridades!










Kinsey - Vamos Falar de Sexo
(Kinsey, 2004)

Por Cássio Bruno de Araujo Rocha
08/12/2005


Sexo é ainda um grande tabu na sociedade ocidental. É claro que muitas vitórias foram conquistadas, mas para grande parte das pessoas assuntos como homossexualismo, bissexualismo, orgasmo feminino e masturbação são ainda impronunciáveis. Isso no início do século XXI, imagine como era a situção em meados do século passado. Se muito mudou, grande parte do mérito vai para Kinsey.

Kinsey ousou estudar o sexo, pois pensava, corretamente, que muitos dos preconceitos sobre o assunto vinham da total falta de conhecimento sobre ele. Todos pregavam um comportamento sexual específico que, em tese, seria majoritário, mas ninguém sabia realmente o que era esse comportamento e sentiam culpados achando terem preferências anormais, quando, na verdade, não faziam nada demais.
Assim Kinsey lançou uma luz sobre o assunto, mostrando o que os americanos de fato faziam entre quatro paredes. É claro que o resultado foi um imenso escândalo, principalmente com a publicação do segundo livro do estudo, que se referia às mulheres. A sociedade se chocou, mas também houve um grande avanço na sua mentalidade.
[...]
Mais do que tudo, e talvez mesmo sem pretender ser, Kinsey é um filme político, em tempos de recrudecimento da direita conservadora em todo o mundo, é importante que seja reforçado o sentido de liberdade sexual, pois tudo é permitido entre quatro paredes e entre dois adultos capazes de decidir por si próprios, ninguém tem o direito de condenar ao outro pelo seu comportamento sexual, [...], pois o Estado é, na maioria dos países do mundo, laico.
Kinsey é um filme que todos deveriam assistir, pois ensina tolerância e respeito, mostra que todos podem ser felizes e não têm que se sentir culpados por suas prefências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESTILE SEU VENENO